BLOG

A Metodologia MEP by I9

O QUE É A METODOLOGIA MEP BY I9

A metodologia MEP by i9, sendo MEP a abreviação de Mapa de Estratégia Profissional, foi desenvolvida pela psicóloga Constança Meirelles Vieira, sócia fundadora da consultoria i9  e pode ser traduzida como o mapeamento da estratégia de trabalho adotada por um profissional e a sua comparação com perfis definidos pelas empresas e/ou mercado atual de trabalho. Portanto, uma metodologia de Assessment.

A partir do entendimento de sua estratégia de trabalho, e sua comparação com o ideal para a sua função, é possível traçar ações de desenvolvimento efetivas para apoiar profissionais em suas trajetórias, portanto, nossa metodologia é uma potente ferramenta de autoconhecimento e autodesenvolvimento, além de suportar a gestão de talentos nas organizações de forma estratégica, uma vez que também é possível analisar em conjunto o perfil dos colaboradores e sua compatibilidade às necessidades das empresas.

A ORIGEM DA METODOLOGIA MEP BY I9

Nossa metodologia está conceitualmente alicerçada em teorias e conceitos da psicologia comportamental e, estudos e evolução da aplicação de questionários fatoriais semelhantes e originados do KI (Kostick) adotado a partir da década de 60 em diversos países do mundo, inclusive o Brasil e, acoplado pela autora da metodologia MEP, ao conceito de competências desenvolvidos pela MacBear Co e introduzidos sistematicamente nas empresas a partir da década de 80/90.

A versão mais atual do Sistema MEP (2021), é resultado da experiência obtida através da aplicação do questionário realizada pela própria autora e parceiros, criando uma base de dados e pesquisa de campo em uma população de aproximadamente 60.000 profissionais atuando em empresas situadas em diversos países, distintas áreas de negócio e com diferentes funções e estágios de carreira.

As suas validações estatística e metodológica foram decorrentes, portanto, de análises da aplicação da metodologia na realidade brasileira, assim como, da revisão de conceitos extraídos de pesquisas com profissionais, instituições de ensino e alterações nos modelos de gestão decorrentes da economia globalizada e padrões internacionais de mercado.

APLICAÇÕES DA METODOLOGIA MEP BY I9

A Metodolgia MEP by i9 dispõe de soluções e ferramentas para processos de sourcing, assessment e coaching

Em nossos serviços de avaliação, temos um enfoque bastante prático em que cada pessoa é o centro de nossa investigação, permitindo aos avaliados o autoconhecimento e autodesenvolvimento, e também, aos interessados em gerenciar de forma competente as pessoas em suas empresas, contribuímos na análise de projeção do crescimento e prognóstico de performance, suportando assim, a identificação do potencial dos profissionais avaliados em diferentes momentos e necessidade específica da realidade que o mundo ou negócio impõe.

SERVIÇOS MEP BY I9
MAPA DE ESTRATÉGIA PROFISSIONAL

Para empresas e parceiros, contamos com a expertise necessária para criar uma estratégia customizada para a aplicação de nossa metodologia, definindo em conjunto com os nossos parceiros e/ou times de Gente e Gestão a forma mais adequada de utilizá-la para o projeto segundo a realidade da organização e as competências já definidas ou a definir para o atingimento de metas e superação de desafios pelas quais sua organização está passando. Nossa experiência atrelada à nossa metodologia altamente customizável também nos permite atuar em parceria com empresas de diferentes tamanhos, segmentos e desafios.

 

DIFERENCIAIS DA METODOLOGIA MEP BY I9

 Por se tratar de uma metodologia própria, é possível ser totalmente personalizada mantendo-se o mesmo nível de qualidade e sem custo adicional, mas ainda contando com padronização no processo. Nossa metodologia é a única do mercado que analisa o perfil das pessoas de maneira 100% ajustável, sendo, portanto, o nosso grande diferencial, a comparação dos perfis individuais ou grupais com as necessidades das empresas expressas em um ou mais perfis desejados e customizados de acordo com as competências definidas pelas empresas, que por sua vez variam de acordo com suas necessidades, realidade e cultura.

Nossa metodologia é a única solução do mercado que compara o perfil de profissionais de maneira 100% ajustável ao desejado pelas empresas, necessidades das trilhas de carreira, nível, cargo, realidade e/ou cultura, por isso, o grande diferencial de nossos projetos é a acuracidade de resultados.
- Constança Meirelles

Os resultados são elaborados para serem compartilhados com a empresa e seus colaboradores, tornando-os responsáveis por planejar o autodesenvolvimento para a posição atual e para o sucesso em sua carreira. Ao longo de nossa trajetória nos deparamos por algumas vezes com os mesmos profissionais, mas em diferentes fases de vida e empresas, e compartilhamos orgulhosamente que esses mesmos profissionais nos contam que guardam com muito zelo todo o material que disponibilizamos durante seus processos de avaliação anteriores e que fizeram muito uso do conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Situações como essas são o reflexo da excelência e cuidado que temos em nosso trabalho.

Ainda, é importante ressaltar que nossa metodologia foi desenvolvida a partir de critérios éticos rigorosos e é conduzida da mesma maneira, respeitando a confidencialidade das informações acessadas e também cumprindo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).  Contamos com um sistema próprio para tratamento de dados que atende um elevado número de pessoas ao mesmo tempo, e em 20 anos de existência, nunca apresentou risco.

  • SISTEMA MEP

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de suportar processos de Assessment robustos, que envolvem uma grande quantidade de pessoas avaliadas, e atualmente está na versão 4.0 (atualizado em 2021), que, apesar de ser uma versão recente, para atender a realidade de um mercado que exige customizações, possui uma base sólida com aproximadamente 60.000 aplicações desde 2003.

A partir do preenchimento da avaliação MEP e da pesquisa on-line de background (que é opcional), o sistema gera relatórios individuais e grupais MEP (Mapa de Estratégia Profissional) e MAC (Mapa de Alinhamento às Competências) a partir dos dados coletados e da parametrização/calibragem do sistema (opcional).  

A avaliação MEP é um questionário fatorial que ao ser preenchido gera o perfil individual de um profissional, sendo, portanto, uma auto avaliação, mas que pode ser parametrizado, ou seja, customizado, de acordo com as necessidades de sua organização para gerar relatórios individuais e grupais comparáveis.

O produto do sistema são os relatórios MEP e MAC que permitem uma maior assertividade na análise do grau de alinhamento dos perfis de seus colaboradores às suas competências, fornecendo assim, subsídios para uma efetiva gestão de pessoas e análise de prognóstico de crescimento x prontidão. Há também a possibilidade de comparar os resultados obtidos com outros sistemas de avaliação de pessoas existentes nas empresas, cujas respostas são fruto de avaliação dos gestores, funcionários e pares.

De um ponto de vista individual, esses relatórios tornam-se verdadeiros mapas para o desenvolvimento pessoal e profissional, uma vez que é possível comparar seu perfil com o perfil esperado para sua função de maneira sistemática e estruturada. Já os relatórios grupais, que analisam times e organizações como um todo, relatórios avaliam também o grau de alinhamento dos comportamentos do grupo de avaliados em função das competências esperadas ou necessárias para a organização e apontam fortalezas e características que interferem nos resultados de indicadores de clima e cultura organizacional, o que por sua vez, refletem diretamente nos resultados obtidos pela empresa.

  • AVALIAÇÃO MEP

A avaliação MEP é um teste de perfil respondido através de um questionário fatorial com 110 pares de frases que expressam 20 funções executivas, que por sua vez são agrupados em 5 estratégias de atuação: gestão, ação, mobilização, visão e relação.

O questionário, que já passou por diversas atualizações, tem sua origem na aplicação de questionários fatoriais semelhantes e originados do KI (Kostick) adotado a partir da década de 60 em diversos países do mundo, inclusive o Brasil e, adaptado pela autora da metodologia, ao conceito de competências desenvolvidos pela MacBear Co e introduzidos sistematicamente nas empresas a partir da década de 80/90. O questionário e

A avaliação MEP possui uma base de dados e pesquisa de campo resultante da aplicação em uma população de aproximadamente 60.000 profissionais atuando em empresas situadas em diversos países, distintas áreas de negócio e com diferentes funções e estágios de carreira.

O resultado da avaliação é apresentado em relatórios que traduzem o mapeamento da estratégia de trabalho adotada por um profissional e relatórios que comparam perfis individuais ou em grupo com perfis definidos/desejados pelas empresas e/ou mercado atual de trabalho. 

  • RELATÓRIO MEP

O relatório MEP traz à tona o “banco de informações” ou um “mapa de si” de cada individuo avaliado, representado em uma base única de comportamentos que podem ser comparados entre si, e permitem a análise do grau de alinhamento às necessidades, da prontidão e pertinência ao perfil descrito. Somos também capazes de comparar os resultados individuais com os perfis de competências da empresa, nível ou cargo de sua estrutura.

O perfil de cada indivíduo é expresso em 20 funções executivas, definidas para caracterizar a estratégia de atuação do indivíduo no trabalho, embora as funções possam ser interpretadas separadamente, elas interferem umas nas outras de forma sistêmica. Para facilitar a leitura do resultado do teste, as 20 funções estão alocadas em agrupamentos de funções que chamamos de clusters e, portanto, devem ser analisadas no conjunto:

01 - GESTÃO

Como faz a gestão das ações e atividades que estão sob sua responsabilidade

02 - AÇÃO

Como faz o uso de sua energia e resolve os problemas e questões que o ajudam a gerar soluções e atingir resultados

03 - MOBILIZAÇÃO

Habilidade de mobilizar pessoas, influenciar e transitar nos ambientes profissionais

Grupo tem forte influência no perfil de um líder

04 - VISÃO

Abertura para inovar e mudar paradigmas em função do cenário e realidade

Grupo sofre forte influência no interesse e em atualizar-se e criar

05 - RELAÇÃO

Habilidade ao se expor, trabalhar a sua imagem e se relacionar com as pessoas

As funções executivas decorrem do aprendizado obtido através da trajetória de vida, do aprendizado formal e do desenvolvimento de referências e práticas profissionais. As características retratadas em seu comportamento que são fruto de sua evolução principalmente de 3 pilares, descritos a seguir:

 

  1. Aprendizado pessoal – características oriundas da estrutura de personalidade, motivações, sistema de crenças e biografia pessoal
  2. Aprendizado profissional – aprendidos e/ou desenvolvidos ao longo do exercício profissional
  3. Aprendizagem conceitual – reflexo da qualidade e consistência do repertório aprendido

 

Os três pilares recebem interferência tanto do estágio de desenvolvimento na vida / carreira, como também refletem o esforço de desenvolvimento consciente realizado pelo indivíduo. Desta forma, o momento atual / pessoal, tanto da vida cotidiana, quanto no trabalho, podem refletir nos resultados do MEP já que este reflete comportamentos. Ou seja, O MEP trata-se de uma ferramenta inventário que lê a ESTRATÉGIA ATUAL do comportamento das pessoal, portanto, passível de desenvolvimento e mudança.

 

Como a estratégia de atuação de cada indivíduo é representada:

 

  1. GESTÃO – Como o individuo faz a gestão das ações e atividades que estão sob sua responsabilidade
  1. ESTRATÉGIA DE PLANEJAMENTO
  2. GESTÃO DE RECURSOS E PROCESSOS
  3. ACOMPANHAMENTO E CONTROLE
  4. GESTÃO DE DEMANDAS

 

  1. AÇÃO – Como o individuo faz o uso de sua energia e resolve os problemas e questões que o ajudam a gerar soluções e atingir resultados 
  1. GESTÃO DO TEMPO
  2. ESTRATÉGIA DE DECISÃO
  3. INTENSIDADE DE TRABALHO
  4. DISPOSIÇÃO FÍSICA

 

  1. MOBILIZAÇÃO: Habilidade de mobilizar pessoas, influenciar e transitar nos ambientes profissionais.
  1. AUTONOMIA X SUBORDINAÇAO
  2. INFLUÊNCIA & PERSUASÃO
  3. COMUNICABILIDADE
  4. INTERESSE POR DETALHES

 

  1. VISÃO: Abertura para inovar e mudar paradigmas em função do cenário e realidade
  1. FLEXIBILIDADE X CONFORMIDADE
  2. GESTÃO DA INOVAÇÃO
  3. AUTOMOTIVAÇÃO

 

  1. RELAÇÃO: Habilidade ao se expor, trabalhar a sua imagem e se relacionar com as pessoas
  1. EXPOSIÇÃO PESSOAL
  2. GESTÃO DE CONFLITOS
  3. EXPRESSÃO EMOCIONAL
  4. EMPATIA
  5. ADAPTABILIDADE
  • RELATÓRIO MAC

O Mapa de Alinhamento à Competências retrata o grau de alinhamento dos comportamentos extraídos do MEP às competências descritas para suportar os sistemas de gestão das empresas, ou ainda perfis exitosos definidos a partir do mercado ou de posições estratégicas para o negócio. Portanto, para a extração de Relatórios MAC ser possível, é importante que aconteça uma calibração do Sistema MEP. A projeção dos resultados do MEP no MAC permite que sejam transformadas as informações apuradas em prognósticos de alinhamento do perfil apurado às necessidades definidas.

  • RELATÓRIO GRUPAIS

O MEP Grupal nos apresenta a dinâmica de atuação do time avaliado, ou seja, o mapa de estratégia profissional dos profissionais que, na mesma categoria ou nível foram mapeados pela ferramenta. Esta ferramenta nos traz as fortalezas da equipe, assim como, os principais detratores, características estas que interferem nos resultados de indicadores de clima e cultura organizacional e, por sua vez, refletem diretamente nos resultados obtidos pela empresa. O resultado dessa análise torna possível dirigir ações de treinamento e desenvolvimento do grupo avaliado.

Ainda, o Sistema MEP é capaz de gerar relatórios grupais em função dos perfis que vão indicar o grau de alinhamento dos comportamentos do grupo de avaliados no MEP em função das competências descritas para suportar os sistemas de gestão das empresas, ou ainda, perfis exitosos definidos a partir do mercado ou de posições estratégicas para o negócio. Ou seja, o MAC Grupal permite que sejam transformadas as informações apuradas como prognósticos de alinhamento do grupo às necessidades definidas.

 

POR QUE USAR A METODOLOGIA MEP

Acreditamos que cada profissional é responsável por sua carreira e a busca pelo seu crescimento. Acreditamos também que as empresas devam proporcionar ambientes em que os melhores tenham ferramentas disponíveis para alcançarem o próximo nível. Afinal, o grande diferencial de uma organização na condução de seus negócios e execução de sua estratégia para atingir objetivos propostos é uma liderança pronta e preparada para tomada de decisão e no enfretamento de desafios.

Carreiras de sucesso não são “planejadas”. São carreiras de pessoas que estão preparadas para a oportunidade, porque conhecem suas forças, a maneira pela qual trabalham e seus valores.
- Peter Drucker

Conduzir um processo de Assessment proporciona aos funcionários autoconhecimento, além de autodesenvolvimento, mas processos de Assessment também tem como objetivo identificar a dinâmica de atuação da liderança ou time avaliado, e consequentemente identificar os gaps e propor planos individuais e em grupo de desenvolvimento.

Identificando o grau de alinhamento dos comportamentos do grupo em função das competências necessárias para a organização, os processos de Assessment geram prognósticos de alinhamento do grupo à estratégia da companhia. Por isso, mais importante do que a decisão de propor um processo de Assessement, é a decisão de escolher uma metodologia acurada, como a metodologia MEP. 

Seja qual for o objetivo do processo de Assessment, a Metodologia MEP indica um caminho para onde você ou sua empresa precisa seguir para alcançar resultados mensuráveis e de sucesso. Nossa experiência atrelada à nossa metodologia altamente adaptável também nos permite atuar em parceria com uma grande diversidade de empresas e projetos. (leia o post CASES DE SUCESSO). Clique aqui e entre em contato conosco (link para formulário de contato).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Grupo

05

Habilidade ao se expor, trabalhar a sua imagem e se relacionar com as pessoas.

F16

Exposição Pessoal

Disposição para se expor e trabalhar a sua imagem frente às diversas situações. Indica o grau de ajuste de sua autopercepção ao seu real valor.

F17

Gestão de Conflitos

Disposição para administrar os conflitos e solucionar impasses. Indica a ocorrência ou não de situações de desgaste, sofridos e/ou causados em função de sua forma de se posicionar diante dos conflitos.

F18

Expressão Emocional

Nível de controle para administrar suas emoções e para enfrentar as situações de tensão e pressão. Indica o impacto da expressão de suas emoções em si mesmo e nas pessoas com quem se relaciona.

F19

Empatia

Disposição para interação e envolvimento pessoal. Indica a tendência a estabelecer relações calorosas ou a resistência a ter intimidade com as pessoas.

F20

Adaptabilidade

Disposição para se adaptar às exigências do ambiente social que frequenta. Indica a propensão a ceder para fazer parte desses ambientes.

Grupo

04

Abertura para inovar e mudar paradigmas em função do cenário e realidade. Grupo sofre forte influência no interesse e em atualizar-se e criar.

F13

Flexibilidade x Conformidade

Disposição pessoal para adaptar a sua forma de agir e para rever paradigmas, dogmas, princípios e premissas em resposta às alterações do contexto e às novas necessidades.

F14

Gestão da Inovação

Nível de abertura para buscar alternativas, inovar e aceitar mudanças na estratégia de atuação e em suas rotinas.

F15

Automotivação

Disposição para assumir desafios e se motivar para realizar atividades. Indica o grau de ambição com que se envolve nos seus planos pessoais.

Grupo

03

Habilidade de mobilizar pessoas, influenciar e transitar nos ambientes profissionais. Grupo tem forte influência no perfil de um líder.

F9

Autonomia x Subordinação

Busca de independência e autonomia versus subordinação e obediência à autoridade. Indica a forma como transita, articula e alinha suas posições através da hierarquia e como lida com o sistema de poder vigente, cultura e valores institucionais.

F10

Influência e Persuasão

Indica a condição para exercer o papel de líder, levando as pessoas a cumprirem objetivos. Avalia a forma como mobiliza e exerce autoridade e poder de influência sobre as pessoas.

F11

Comunicabilidade

Habilidade para buscar e transmitir opiniões e ampliar o entendimento dos assuntos vigentes. Indica a forma como interage com as pessoas e como troca informações.

F12

Interesse por Detalhes

Nível de importância que dá aos detalhes. Indica a capacidade de equilibrar a atenção que dedica aos detalhes e a confiança em relação ao trabalho de outros para que possa delegar, aproveitando plenamente o potencial das pessoas com quem atua.

Grupo

02

Como faz o uso de sua energia e resolve os problemas e questões que o ajudam a gerar soluções e atingir resultados.

F5

Gestão de Tempo

Indica a forma como programa o uso do tempo e a sua condição para lidar com a pressão sob a qual executa as suas atividades. Estima o ritmo que imprime para atender os prazos contratados.

F6

Estratégia de Decisão

Disposição que demonstra para correr riscos e aproveitar oportunidades. Indica a sua habilidade para decidir perante as distintas situações que lhe são apresentadas.

F7

Intensidade de Trabalho

Disposição para se envolver com a execução de trabalhos. Indica o volume de trabalho que considera ser necessário assumir pessoalmente para realizar as atividades demandadas.

F8

Disposição Física

Nível de energia e resistência para se envolver com atividades que exijam grande movimentação e desgaste físico.

Grupo

01

Como faz a gestão das ações e atividades que estão sob sua responsabilidade.

F1

Estratégia de Planejamento

Indica como planeja ações, formula estratégias e conceitua o trabalho. Representa o balanço entre a dedicação de energia com o planejamento comparada com a execução prática.

F2

Gestão de Recursos e Processos

Indica a forma como estrutura e organiza as atividades que suportam a execução das tarefas, tais como: fluxos, padrões, processos e recursos.

F3

Acompanhamento e Controle

Interesse em assumir a responsabilidade pela gestão do trabalho de outras pessoas. Indica a forma como mensura, avalia e monitora a execução de atividades, bem como o desempenho das pessoas e dos processos que gerencia.

F4

Gestão de Demandas

Empenho pessoal em acabar aquilo que começa e como percebe as necessidades, urgências e/ou demandas advindas do contexto. Indica a forma como estabelece e adapta as prioridades de sua programação.